sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Papa Poluição, discografia minimalista

Esta é a capa do primeiro disco do Papa Poluição, feita a partir de desenho do então baixista pernambucano Bill Soares. (Bill continua morando em São Paulo, onde mantém estúdio de produção audiovisual e trabalho como artista plástico.)

Da esquerda para a direita, na parte de cima: Bill Soares, Tiago Araripe, Paulinho da Costa. Na parte de baixo: Xico Carlos, José Luiz Penna e Beto Carrera.

O produtor da bolacha é o Carvalho, autor de uma música conhecidíssima, gravada por diversos artistas (inclusive Tim Maia): Canário do Reino. O acordeonista Oswaldinho teve participação especial na faixa Rola coco.

A gravadora, Chantecler, era especializada em música sertaneja. Lá conheci um compositor singular, que assina "n" canções do gênero: João Pacífico. Claro, ele já estava velhinho. Foi o primeiro brasileiro, ao que me consta, a se aposentar como compositor pelo INSS. Sua primeira música gravada antecede o primeiro samba gravado (Pelo telefone, de Sinhô). Não lembro o nome da composição sertaneja. João Pacífico é o autor de Fio de cabelo, apenas para dar um exemplo de um dos seus inúmeros sucessos. Descanse em paz, João.

Foi na porta da Chantecler que tive uma visão inesquecível: Lupicínio Rodrigues descendo de um táxi e andando, com passos arrastados a indicar o peso da idade e a debilidade da saúde, em direção à entrada da gravadora. Lupicínio deixou canções surpreendentes, como Torre de Babel. Na composição, de melodia espiralada e ascendente, ele compara um relacionamento amoroso à construção da torre bíblica. Descanse em paz, Lupicínio.

Tiago Araripe

5 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Grandes revelações, Tiago. Esperamos outras.

Tiago Araripe disse...

Carlos Rafael,

Na medida do possível, vamos continuar puxando o fio do novelo...

Homem Traça disse...

ô rapaz! Grande hora pra mim a sua presença e aprovação do nosso blog "Criatura de Sebo"!

Pode deixar que assim que você disponibilizar as capas e, por ventura as duas faixas que faltam, vou dar uma melhorada no post.

E quanto ao relançamento do "Cabelos de Sansão"? Vai ter distribuição em Sampa?

Tiago Araripe disse...

Certamente o CD será lançado em São Paulo, sede do selo Saravá Discos (de Zeca Baleiro e Rossana Decelso).

As faixas do Papa Poluição podem ser baixadas no link do Arquivo do Rock Brasileiro:

http://dynamite.terra.com.br/arquivodorock/www/site/exibe_artista.cfm?id=87

Bom download pra você!

Homem Traça disse...

Esta colaboração tá demais! Bom que só!

Estou ciente da tua observação sobre as canções dos compactos. Corretísima! Assim que você postar a outra capa, ponho por lá e separo as músicas devidamente, de forma que a informação fique certa.

Consegui baixar as faixas do link mas não em MP3 pra agregar ao arquivo de lá. Ainda não aprendi com transformar, mas logo descubro. Então, por enquanto, vou colocar também o link das músicas pra serem todas ouvidas pelo povo.

Valeu!